Deficiência de vitamina D – Problema da atualidade

vitamin-DManter hábitos alimentares saudáveis é o recomendável mas nem sempre podemos obedecer um dieta rica em tudo, apenas alguns alimentos contêm naturalmente níveis significativos de vitamina D . De acordo com Dr. Heike R. Bischoff-Ferrari, da Universidade de Zurique, a fim de obter níveis adequados de vitamina D somente através da dieta, teria-se duas porções de peixes gordos todos os dias. É necessário aumentar os níveis de vitamina D no corpo através de suficiente exposição ao sol e suplementação a fim de utilizar todo o potencial da vitamina do sol para manter o funcionamento apropriado do corpo.
A vitamina D é fundamental para o equilíbrio do cálcio e do fósforo no organismo e para a saúde do esqueleto. A deficiência dessa vitamina prejudica a mineralização óssea em todas as fases da vida, causando o raquitismo em crianças e a osteoporose e outras doenças em adultos.
A 25 hidroxiVitamina D (25 OH VD) que dosamos no sangue é o colecalciferol depois de passar pelo fígado. Já a 1,25 dihidroxiVitamina D é a forma ativa da Vitamina D que surge após sua passagem pelos rins.
Os níveis normais de 25 OH Vitamina D na dosagem sanguínea são:
Suficiência: > 30 ng/mL
Insuficiência: 30-20 ng/mL
Deficiência: < 20 ng/mL
Deficiência grave: < 5 ng/mL

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