Higienização das Mãos

17383078

O que é?

É a medida individual mais simples e menos dispendiosa para prevenir a propagação das infecções relacionadas à assistência à saúde. Recentemente, o termo “lavagem das mãos” foi substituído por “higienização das mãos” devido à maior abrangência deste procedimento. O termo engloba a higienização simples, a higienização antiséptica, a fricção anti-séptica e a anti-sepsia cirúrgica das mãos.

Por que realizar?

Simples. As mãos constituem a principal via de transmissão de microrganismos que podem se transferir de uma superfície para outra, por meio de contato direto com um individuo, ou indireto, através do contato com objetos e superfícies contaminados. Segundo dados da UNICEF e a OMS, é possível reduzir em até 40% a incidência de infecções, como a diarreia, com o simples ato de lavar as mãos.

Quando e como realizar?

A começar pelo básico, lavar as mãos com água e sabão é um detalhe que faz toda a diferença. Esse ato, por mais simples que pareça, ajuda na remoção de sujidades que atrapalham na efetividade das soluções alcoólicas comumente utilizadas para higienização as mãos, especialmente soluções a base de gel. Ciente disso, devemos buscar higienizar as mãos antes de comer ou manusear alimentos, após tocar no celular ou teclado do computador, após utilizar o banheiro, após assoar o nariz, tossir ou espirrar, após usar transportes públicos, enfim, a regra básica é: tocou higienizou.