A carbamazepina é um medicamento usado para tratar distúrbios e dores neurológicas e transtornos afetivos. Conhecida comercialmente por Tegretol, também é usada para aliviar sintomas da síndrome de abstinência alcoólica e auxiliar no tratamento de dependentes químicos. É extremamente eficaz para patologias neuropsiquiátricas.
Pacientes que fazem uso regular da Carbamazepina devem regularmente fazer um exame para determinar a dose correta e concentração no sangue. O exame Carbamazepina Total pode ser feito nos Laboratório Duclin, Uma amostra de sangue é coletada de uma veia do braço, não é necessário preparo, Indivíduos que tomam carbamazepina devem conversar com o médico sobre o momento da coleta da amostra, embora muitas vezes, é recomendado que a coleta ocorra pouco antes da próxima dose (nível mínimo).
Alguns dos efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com carbamazepina são perda da coordenação motora, inflamação da pele com erupção cutânea e vermelhidão, erupção cutânea, inchaço no tornozelo, nos pés ou na perna, mudanças de comportamento, confusão, fraqueza, aumento da frequência de convulsões, tremores, movimentos incontroláveis do corpo e espasmos musculares.
A carbamazepina pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua ou rosto, urticária, sensação de queimação nos olhos ou febre.
Solicite ao seu medico e confie nos resultados dos Laboratório Duclin.