Perfil Reumatológico

Reumatismo é um termo popular e genérico usado para descrever diversas condições que causam dor, inflamação e inchaço nas articulações, músculos, tendões, ligamentos e ossos. Na verdade, “reumatismo” não é um diagnóstico médico específico, mas sim um termo abrangente que engloba mais de 100 doenças diferentes.

O perfil reumatológico é uma série de exames de sangue que um médico pode solicitar para ajudar a diagnosticar ou monitorar doenças reumáticas, como a artrite reumatoide, o lúpus e a espondilite anquilosante. O nome “perfil reumatológico” não se refere a um único exame, mas a um conjunto de testes que, juntos, fornecem uma visão mais completa do estado de saúde do paciente e ajudam o médico a identificar a causa dos sintomas.

Exames comuns no perfil reumatológico

Os exames incluídos no perfil podem variar dependendo do que o médico suspeita, mas geralmente incluem:

  • Fator Reumatoide (FR): É um autoanticorpo presente em muitas pessoas com artrite reumatoide, embora também possa aparecer em outras condições e até em indivíduos saudáveis. Um resultado positivo ajuda a sustentar o diagnóstico de artrite reumatoide, mas um resultado negativo não o exclui.
  • Anticorpos Antinucleares (FAN ou ANA): Um teste muito sensível usado principalmente para investigar doenças autoimunes sistêmicas, como o lúpus. Um resultado positivo indica a presença de autoanticorpos que atacam o núcleo das células, mas é necessária uma análise mais aprofundada para determinar a doença específica.
  • Proteína C-Reativa (PCR) e Velocidade de Sedimentação de Hemácias (VHS): Ambos são indicadores de inflamação no corpo. Embora não sejam específicos para doenças reumáticas (podem estar elevados em infecções ou outras inflamações), eles são úteis para monitorar a atividade da doença e a eficácia do tratamento.
  • Anticorpos anti-CCP (peptídeo citrulinado cíclico): Um exame mais específico para a artrite reumatoide. Um resultado positivo é um forte indicador da doença, mesmo em estágios iniciais.
  • Anticorpos anti-Ro, anti-La, anti-Sm, anti-dsDNA: Estes são testes mais específicos que o médico pode solicitar para confirmar o diagnóstico de lúpus ou Síndrome de Sjögren.

É importante lembrar que os resultados desses exames devem ser interpretados por um médico reumatologista, que irá considerá-los junto com o histórico clínico do paciente, seus sintomas e um exame físico.

Você pode enviar agora pelo nosso site o pedido de exame médico, seja em PDF ou uma foto em formato JPG

Laboratório Duclin

Referência entre os melhores Laboratórios de Análises Clínicas do Brasil. Qualidade excelência no Litoral Norte de São Paulo.

Informativos

Agende seu exame

Laboratórios em:
Caraguatatuba
Ubatuba
São Sebastião
Ilhabela

Duclin Análises Clínicas
Política de Privacidade

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.

https://duclin.com.br/politica-de-privacidade/