Genoma humano

cromosomo

 

O genoma humano é um genoma (do grego geo: que forma e ma: ação) do Homo sapiens, é a sequência dos 23 pares de cromossomos do núcleo de cada célula humana diplóide. Dos 23 pares, 22 são cromossomos autossômicos e um par é determinante do sexo (o cromossomo X nas mulheres e o cromossomo Y nos homens). O Projeto Genoma Humano produziu uma sequência de referencia do genoma humano eucromático, usado em todo o mundo e nas ciências biomédicas. O genoma humano possui cerca de 27.000 genes,1 2 que codificam todas as proteínas humanas com exceção daquelas codificadas pela mitocôndria.

A sequência de DNA que conforma o genoma humano contém codificada a informação necessária para a expressão altamente coordenada e adaptável ao ambiente, do conjunto de proteínas humanas. As proteínas e não o DNA, são as principais biomoléculas reguladoras, sinalizadoras, organizando-se em enormes redes funcionais de interação.

Em definitivo, o proteoma fundamenta particularmente a morfologia e a funcionalidade de cada célula, assim como, a organização estrutural e funcional de células distintas conforme cada tecido, órgão e finalmente um organismo em seu conjunto. Assim o genoma humano contém a informação básica necessária para o desenvolvimento físico de um ser humano.

Os laboratórios Duclin fazem entre seus exames a Analise Cromossômica, que entre vários diagnósticos pode identificar por exemplo problemas de fertilidade, muito comum e que aflige muitos casais que desejam ter filhos. A azoospermia, quando não o homem não possui espermatozoides ejaculados, pode ser tratado pelo seu médico desde que ele saiba os números precisos para uma análise de eficiente, caso seja seu problema.

Espermatozoides e óvulos alterados atingem até 10% dos casais que desejam ter filhos. A anormalidade do cariótipo indica uma maior possibilidade de o casal gerar espermatozoides ou óvulos alterados.

Consulte seu médico e conte com a confiabilidade dos resultados das análises do Laboratório Duclin.